
CURSO CONVERSAS COM A LITERATURA
– Início: Março/2018–
Informações
- Início: março/2018
- Horário: terças-feiras, das 18.30 às 20.00, ou sábados, das 14.00 às 15.30
- Local: Rua Gavião Peixoto, 124, sala 707 – Niterói/RJ
Faça sua pré-matrícula!
Vagas limitadas! Ligue para (21) 4126-9014 e matricule-se agora ou preencha o formulário para garantir sua vaga!
CERTIFICADOS PARA ALUNOS COM 75% DE FREQUÊNCIA
Rua Gavião Peixoto, 124 – Edifício Manhattan – Salas 704 e 707 – Icaraí – Niterói
Descrição
Organizado por módulos, o curso propõe a (re)leitura, em português, de obras brasileiras e estrangeiras, que nos ajudam a ler o mundo e a explorar a afetividade na abordagem estética.
Objetivos
- Sensibilizar os alunos para a fruição do texto literário.
- Desenvolver o espírito crítico e a prática de debates a partir de leituras compartilhadas.
- Inserir interessados, não necessariamente da área de Letras, no universo da Literatura.
- Aproximar textos literários de sua adaptação para o cinema, à luz da Literatura Comparada.

Metodologia
O curso será organizado a partir de módulos temáticos, cada um com duração de quatro semanas. Em cada encontro serão discutidos textos distribuídos ou disponibilizados anteriormente através de PDF. Os alunos deverão fazer leitura prévia dos mesmos. Excepcionalmente, a leitura de pequenos textos poderá ser realizada em sala.
Público-alvo
Interessados em geral que priorizem a atividade da leitura em seu cotidiano.
Corpo Docente
Professores com formação em Letras, (ex-)estudantes e (ex-)professores da UFF.
Observações
. O número de vagas será limitado (no máximo 15).
. Serão distribuídos certificados de participação aos inscritos que tiverem frequência mínima (75%)
Cronograma (primeiro semestre de 2018)
Módulo 1
terças-feiras, das 18.30 às 20.00
A simbologia do dinheiro e as consequências sociais de seu percurso na literatura
Prof. Alexandre Nascimento
Dias: 3, 10, 17 e 24 de abril
O dinheiro é uma das grandes forças motrizes da sociedade e a sua simbologia foi e continua sendo largamente explorada na literatura universal. Símbolo de distinção social e principal agente da ascensão e queda socioeconômica, o dinheiro representa nos contos selecionados o meio pelo qual os personagens definem sua identidade e seu papel social.
Pretendemos discutir, nos contos propostos, o percurso das personagens antes e depois de serem afetadas pelo dinheiro ou pela falta dele. São personagens movidas pela ambição e ganância, pelo tédio e desejo de ascensão social e, não raro, são joguetes do destino econômico que as faz deslizar entre o sucesso e a mais completa miséria.
Selecionamos, com esse propósito, seis grandes mestres do conto universal, cada qual com sua época e sua cultura peculiares: Moacyr Scliar e as dificuldades do cidadão diante da selvageria econômica da cidade grande, LievTolstói e seus camponeses desejosos de possuir terra, Nikolai Gogol e a repartição pública da Rússia imperial, Francis Scott Fitzgerald e o tédio rotineiro das pequenas cidades do sul dos Estados Unidos, Guy de Maupassant e o desejo de felicidade burguesa e, para finalizar, Juan Rulfo e a marginalidade cultural mexicana.
sábados, das 14.00 às 15.30
Lavoura arcaica: das páginas à tela
Prof. Márcio Guimarães
Dias: 7, 14, 21, 28 de abril
Este módulo se propõe a fazer uma reflexão acerca do processo de adaptação do discurso literário ao cinematográfico, a partir do livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e do filme homônimo, de Luiz Fernando Carvalho.
Módulo 2
terças-feiras, das 18.30 às 20.00
O que quer de mim, amor?: sentimentos entrelaçados nos contos de Manuel Rivas
Profa. Cecilia Alonso
Dias: 8, 15, 22 e 29 de maio
Neste módulo observaremos as diversas manifestações de amor e solidão retratadas delicadamente a partir de encontros e desencontros presentes nos contos do livro O que quer de mim, amor?, obra premiada do jornalista e escritor espanhol Manuel Rivas, reconhecido como a principal voz da literatura galega contemporânea.
sábados, das 14.00 às 15.30
Amor, religiosidade e identidades transitórias: o re-contar se desmanchando em Guimarães Rosa e Roland Joffé
Prof. Alexandre Nascimento
Dias: 5, 12, 19 e 26 de maio
Este módulo será centrado na análise das narrativas A hora e a vez de Augusto Matraga, Desenredo e A terceira margem do rio, presentes, respectivamente, nas obras Sagarana, Tutaméia e Primeiras estórias. Paralelamente à leitura desses textos, será explorado o filme A missão, de Roland Joffé.
Módulo 3
terças-feiras, das 18.30 às 20.00
Do silenciamento ao exercício da palavra no feminino: a ruptura dos véus da interdição em contexto islâmico
Profa.Bernadette Porto
Dias: 5, 12, 19 e 26 de junho
Em célebre estudo, a pensadora indiana Gayatri Spivak se pergunta se o subalterno pode falar. Em se tratando da subalternidade feminina, o acesso à palavra estaria ainda mais dificultado, em particular no mundo islâmico.
Centrado no romance Syngué Sabour. Pedra-de- paciência, detentor do prestigiado prêmio Goncourt em 2008 e adaptado para o cinema, este módulo privilegiará o sentido revelador e revolucionário do Verbo em um universo no qual as personagens femininas estão reduzidas ao mutismo, ao não-prazer e à exclusão.
Explorando o diálogo dessa narrativa romanesca e fílmica, do escritor de origem afegã Atiq Rahimi, com outras produções cinematográficas (A fonte das mulheres, de Radu Mihaileanu, e As cinco graças, de Deniz Gamze Ergüven), as aulas darão realce à simbologia do véu, das cortinas e do quarto em um espaço marcado pelos segredos, proibições e confinamento.
sábados, das 14.00 às 15.30
Representações do feminino na literatura brasileira
Prof. Carlos Aquino
Dias: 2, 9, 16 e 23 de junho
Este módulo propõe investigar formas de representações da mulher e do universo feminino, através da análise do discurso e do estudo da construção de personagens femininos presentes na literatura brasileira.
Focando particularmente nossa produção poética, o projeto propõe também um estudo embasado em representações construídas através de épocas, estilos e tendências literárias que caracterizam a poesia brasileira, do barroco ao contemporâneo.
O corpus escolhido inclui poemas de Gregório de Matos, Thomas A. Gonzaga, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Cruz e Souza, Manuel Bandeira, Cecília Meireles Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Ana Cristina César, Chico Buarque, entre outros.
Módulo 4
terças-feiras, das 18.30 às 20.00
Tahar Ben Jelloun, esse contador de histórias
Prof. Fernando Feitoza
Dias: 3, 10, 17 e 24 de julho
No contexto da literatura magrebina francófona, o escritor marroquino Tahar Ben Jelloun destaca-se como um dos mais proeminentes intelectuais de sua geração. Esse contador de histórias mistura tradições culturais magrebinas e os problemas atuais do seu país natal. Sua literatura se caracteriza por tocar em pontos pouco comuns, muitos deles tabus em sua sociedade: a situação da mulher e a sexualidade, a religião, a imigração, o racismo, o ódio, a morte, etc. Neste curso abordaremos três contos do seu livro O primeiro amor é sempre o último, publicado em 1995.
sábados, das 14.00 às 15.30
Lavoura arcaica: das páginas à tela
Prof. Márcio Guimarães
Dias: 7, 14, 21 e 28 de julho
Este módulo se propõe a fazer uma reflexão acerca do processo de adaptação do discurso literário ao cinematográfico, a partir do livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e do filme homônimo, de Luiz Fernando Carvalho.

Rua Gavião Peixoto, 124 – Edifício Manhattan – Salas 704 e 707 – Icaraí – Niterói | Tel: (21) 4126-9014